Internet lenta no Windows 10: Como resolver?

No Windows 10, você não precisa instalar atualizações manualmente, ele sincroniza automaticamente os seus dados com outros dispositivos, e não há necessidade de se preocupar com a instalação dos drivers mais recentes.

Mas com grandes recursos vem grande uso de dados. Porque o Windows 10 precisa constantemente manter-se atualizado através de frequentes atualizações do Windows Update. Além disso, os aplicativos usam uma grande parte desses dados.

 

Resolvendo problemas de internet lenta no Windows 10

Mencionei os culpados por trás da internet lenta. Execute estas etapas até que o problema seja resolvido. Também executar um Speedtest cada vez que você executar um passo.

 

1 Reiniciar o roteador WiFi

Sim! Reiniciar o roteador WiFi corrige 99% dos seus problemas de Internet. Muita vezes, apenas reiniciando corrige um erro de conexão causado por congestionamento de trafego, mudas de endereço IP, MAC… Tente isso e veja a magica!

 

2 Instalar o driver correto do adaptador WiFi

Embora o Windows 10 instala automaticamente o driver apropriado para seu adaptador WiFi. Mas às vezes esses drivers não pode utilizar plenamente o potencial de seu hardware. Então, fazer download de drivers apropriados diretamente do site do fabricante do hardware para uma melhor recepção Wi-Fi.

 

3 Desativar o Windows Update (opcional)

Embora, não recomendo desativá-lo por questão de seguranca e correções de bugs. Desligar o Windows Update, vai dar um empurrãozinho na velocidade.

Dica: Caso você seja daqueles que não se importa com novas atualizações. Pode desativar temporariamente, e ativá-lo novamente quando for necessário.

 

4 Desativar atualizações e downloads em segundo plano

É a razão mais comum para uma internet lenta. Fechar programas desnecessários da sua barra de tarefas como eles são geralmente baixando algo de Internet.

Alguns programas como:

  • Origin, Steam (plataforma jogos online)
  • Nvidia GeForce Experience (driver da placa de vídeo)
  • uTorrent, BitTorrent, Vuze (compartilhamento de arquivos P2P)
  • Atualização do antivírus (software de segurança)
  • Adobe Reader, Photoshop (atualização de programas Adobe)
  • Dropbox, Google Drive, OneDrive (backup de arquivos na nuvem)

 

5 Desinstalar otimizadores de conexão

Você pode ter instalado algum software malicioso que lhe promete acelerar sua conexão. É melhor se livrar dos famosos aceleradores, limpadores, otimizadores e etc…

 

6 Verique o Firewall

Verifique se o Firewall do Windows, ou qualquer firewall de terceiros está bloqueando ou retardando sua conexão com a internet. Você pode fazer isso, desativando-os temporariamente.

 

7 Aumentando a largura de banda (gpedit)

Essa é uma solução mais usada desde os sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 7 e Windows 8.x, bastando apenas seguir alguns passos para poder liberar mais largura de banda em seu computador. Para saber mias sobre esse método, clique aqui.

Compartilhe