Windows UI Library Preview

Microsoft anunciou hoje o Windows UI Library Preview (WinUI) para desenvolvedores que criam aplicativos para sua Plataforma Universal do Windows (UWP).

O WinUI permite que os desenvolvedores acessem e usem controles, estilos e outros controles do UWP XAML através dos pacotes do NuGet. Essa versão é importante porque, anteriormente, a estrutura de desenvolvimento de aplicativo XAML da UWP era disponibilizada e atualizada apenas por meio do lançamento do Windows e do SDK, o que limitava muito seu potencial.

Além disso, outras vantagens desses pacotes do NuGet é que eles facilitam os desenvolvedores na criação de “aplicativos adaptáveis ​​de versão“, software que pode atingir várias versões do Windows 10 e, é compatível com as versões anteriores do Windows 10 versão 1607 até as versões mais recentes do Insider.

O conteúdo do WinUI inclui componentes do Fluent Design, como material acrílico e destaque do Reveal. Ele também possui o controle TreeView como uma classe separada, permitindo mais liberdade de uso em diferentes versões do Windows 10, bem como mais recursos do que o SDK padrão. Além disso, contém novos controles como MenuBar e CommandBarFlyout também. Por último, possui o pacote Microsoft.UI.Xaml.Core.Direct, que é uma biblioteca independente do WinRT, oferecendo acesso de baixo nível à estrutura XAML.

A Microsoft está atualmente lançando pacotes WinUI como pré-lançamento, mas futuros lançamentos também incluirão versões RTM. A empresa diz que “as versões de pré-lançamento são totalmente funcionais para fins de teste e avaliação, mas recomendamos o uso das versões RTM para aplicativos de produção

Nem toda a plataforma XAML está no WinUI. Para versões futuras, estamos avaliando a migração da plataforma XAML para os pacotes WinUI e também estamos explorando opções para mover nosso processo de desenvolvimento para um modelo de código aberto no GitHub.”

Você pode obter mais informações clicando aqui.

Postagens relacionadas

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.