Microsoft anunciou hoje o Windows UI Library Preview (WinUI) para desenvolvedores que criam aplicativos para sua Plataforma Universal do Windows (UWP).
O WinUI permite que os desenvolvedores acessem e usem controles, estilos e outros controles do UWP XAML através dos pacotes do NuGet. Essa versão é importante porque, anteriormente, a estrutura de desenvolvimento de aplicativo XAML da UWP era disponibilizada e atualizada apenas por meio do lançamento do Windows e do SDK, o que limitava muito seu potencial.
Além disso, outras vantagens desses pacotes do NuGet é que eles facilitam os desenvolvedores na criação de “aplicativos adaptáveis de versão“, software que pode atingir várias versões do Windows 10 e, é compatível com as versões anteriores do Windows 10 versão 1607 até as versões mais recentes do Insider.
O conteúdo do WinUI inclui componentes do Fluent Design, como material acrílico e destaque do Reveal. Ele também possui o controle TreeView como uma classe separada, permitindo mais liberdade de uso em diferentes versões do Windows 10, bem como mais recursos do que o SDK padrão. Além disso, contém novos controles como MenuBar e CommandBarFlyout também. Por último, possui o pacote Microsoft.UI.Xaml.Core.Direct, que é uma biblioteca independente do WinRT, oferecendo acesso de baixo nível à estrutura XAML.
A Microsoft está atualmente lançando pacotes WinUI como pré-lançamento, mas futuros lançamentos também incluirão versões RTM. A empresa diz que “as versões de pré-lançamento são totalmente funcionais para fins de teste e avaliação, mas recomendamos o uso das versões RTM para aplicativos de produção
Nem toda a plataforma XAML está no WinUI. Para versões futuras, estamos avaliando a migração da plataforma XAML para os pacotes WinUI e também estamos explorando opções para mover nosso processo de desenvolvimento para um modelo de código aberto no GitHub.”
Você pode obter mais informações clicando aqui.