A Microsoft está fazendo algumas alterações de como o Windows 10 gerencia o espaço em disco. Por meio do armazenamento reservado, algum espaço em disco será reservado para ser usado por atualizações, aplicativos, arquivos temporários e caches do sistema.
O armazenamento reservado será introduzido automaticamente em dispositivos que vêm com a versão 1903 pré-instalada ou para aqueles que fizeram uma instalação limpa. Você não precisa definir nada, esse processo será executado automaticamente em segundo plano.
Como funciona?
Quando aplicativos e processos do sistema criam arquivos temporários, esses arquivos são automaticamente colocados no armazenamento reservado. Esses arquivos temporários não consumirão espaço livre do usuário quando forem criados e serão menos propensos a fazê-lo à medida que os arquivos temporários aumentarem em número, desde que a reserva não esteja cheia.
Como o espaço em disco foi reservado para essa finalidade, seu dispositivo funcionará de forma mais confiável. A detecção de armazenamento removerá automaticamente os arquivos temporários desnecessários, mas se por algum motivo sua área de reserva ficar cheia, o Windows continuará a funcionar como esperado, enquanto consome temporariamente algum espaço em disco fora da reserva, se estiver temporariamente cheio.
Atualizações do Windows facilitadas
As atualizações ajudam a manter seu dispositivo e seus dados seguros e protegidos, além de apresentar novos recursos para ajudá-lo a trabalhar e a jogar da maneira que você preferir. Toda atualização requer temporariamente algum espaço livre em disco para baixar e instalar. Nos dispositivos com armazenamento reservado, a atualização usará primeiro o espaço reservado.
Quando chegar a hora de uma atualização, os arquivos temporários desnecessários do sistema operacional no armazenamento reservado serão excluídos e a atualização usará a área de reserva completa. Isso permitirá que a maioria dos PCs baixe e instale uma atualização sem ter que liberar o espaço em disco, mesmo quando você tiver pouco espaço livre em disco.
Se, por alguma razão, a atualização do Windows precisar de mais espaço do que a reservada, ela usará automaticamente outro espaço livre disponível. Se isso não for suficiente, o Windows guiará você pelas etapas para estender temporariamente seu disco rígido com armazenamento externo, como com um dispositivo USB, ou como liberar espaço em disco.
Quanto do meu armazenamento está reservado?
Na próxima versão principal do Windows (19H1), prevemos que o armazenamento reservado começará em cerca de 7 GB, no entanto, a quantidade de espaço reservado variará com o tempo com base em como você usa o dispositivo. Por exemplo, arquivos temporários que consomem espaço livre geral hoje em seu dispositivo podem consumir espaço de armazenamento reservado no futuro.
Além disso, nos últimos lançamentos, reduzimos o tamanho do Windows para a maioria dos clientes. O armazenamento reservado não pode ser removido do sistema operacional, mas você pode reduzir a quantidade de espaço reservado.
Os dois fatores a seguir influenciam a maneira como o armazenamento reservado muda de tamanho no seu dispositivo:
- Recursos opcionais. Muitos recursos opcionais estão disponíveis para o Windows. Estes podem ser pré-instalados, adquiridos sob demanda pelo sistema ou instalados manualmente por você. Quando um recurso opcional é instalado, o Windows aumenta a quantidade de armazenamento reservado para garantir que haja espaço para manter esse recurso em seu dispositivo quando as atualizações são instaladas. Você pode ver quais recursos estão instalados em seu dispositivo acessando Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos > Gerenciar recursos opcionais. Você pode reduzir a quantidade de espaço necessária para armazenamento reservado no seu dispositivo, desinstalando recursos opcionais que não estão sendo usados.
- Idiomas instalados. O Windows está localizado em vários idiomas. Embora a maioria dos nossos clientes use apenas um idioma por vez, alguns clientes alternam entre dois ou mais idiomas. Quando idiomas adicionais são instalados, o Windows aumenta a quantidade de armazenamento reservado para garantir que haja espaço para manter esses idiomas quando as atualizações são instaladas. Você pode ver quais idiomas estão instalados no seu dispositivo indo para Configurações > Hora e Idioma > Idioma. Você pode reduzir a quantidade de espaço necessária para o armazenamento reservado no seu dispositivo, desinstalando idiomas que não estão sendo usados.
Siga estas etapas para verificar o tamanho do armazenamento reservado:
Clique em Iniciar> Pesquisar por “Configurações de armazenamento”> Clique em “Mostrar mais categorias”> Clique em “Sistema e Reservado”> Observe o tamanho “Armazenamento reservado”.
Testando o armazenamento reservado
Esse recurso está disponível para o Windows Insiders executando a Build 18298 ou mais recente. Os demais usuários tem que aguardar a próxima grande atualização do Windows 10 que será lançada em breve.
Via: Microsoft